Review: Hell Bent

15:34 luvdoctorwho 2 Comments



- É uma música triste?
- Nada é triste até que termina. Então tudo é.
- Como é chamada?
- Acho que Clara.

Eu não estava esperando por isso. Hell Bent seguiu a narrativa do MARAVILHOSO Heaven Sent que mostrou o Doctor preso em sua própria câmara de tortura feita sob medida para ele pelos fofos dos senhores do tempo que como descobrimos fizeram isso por que ele poderia ou não trazer/ter informações sobre o Hibrido que ficaria sob as ruínas de Gallifrey. São uns fofos né? Prenderam o Doctor por mais de 2 bilhões de anos por que ele PODERIA OU NÃO saber alguma coisa. Como eu disse o episódio não foi exatamente o que eu estava esperando. E o que eu estava esperando? Gallifrey né. O que eu não estava esperando (ou estava por que não deu pra acreditar por um segundo em Face the Raven) era Clara Who, um episódio quase que totalmente focado na Clara.

Gallifrey está de volta em toda a sua grandiosidade e o esperado era ver essa grandiosidade durante a finale que teve 1 hora. O que vimos desde o começo foi que Gallifrey foi o meio para um fim. O Doctor chegou (E como chegou) nos seus primeiros minutos em cena não precisou usar uma única palavra, apenas as expressões de Peter Capaldi - que mais uma vez deu o seu melhor - foram o suficiente para você entender o que ele queria dizer. Os Senhores do tempo sabiam que o Doctor estava de volta, mas não sabiam o que ele queria. Primeiramente ele queria depor Rassilon,  depois alguns segundos foram usados para falar mais um pouco sobre o híbrido e parecer que ele sabia quem era e terceiro, o tiro no nosso peito, salvar Clara Oswald de sua morte... mais ou menos. E foi para isso que Gallifrey apareceu. Dá pra entender o por que da decepção.

Eu não vou mentir, durante o desenrolar do episódio eu soltei vários "que porra ele está fazendo?" e rezei para os senhores do tempo pedindo que aquilo não fosse verdade. O Doctor foi levado ao seu extremo e voltou para um batimento de distância da morte da Clara, por que como ele fez os senhores do tempo acreditarem e a todos nós, ela sabia alguma coisa sobre o híbrido. Mas, pegadinha do malandro era só um jeito de salvá-la. No decorrer do episódio vemos o Doctor correr contrá o tempo para fazer realmente toda a coisa do salvar a Clara acontecer. Ele rouba uma tardis e foge de Gallifrey DE NOVO. Ele mata um general, sim ele comete assassinato. Ele vai até o último dia do universo por que ele não suportaria viver sem a melhor amiga dele. É bonito não é? Mas por que no final, tudo pareceu tão errado? Por que assistindo isso as coisas simplesmente não pareciam certas?

A ideia do Moffat foi mostrar que a Clara não fazia bem para o Doctor, e vice e versa. A resposta que procurávamos desde The bells of St John, do por que a Missy juntou os dois foi finalmente revelada. Ela levaria ele ao extremo. E não é que levou?  Eu estou dividia entre 1- A Clara realmente precisava de um final descente. Face the Raven em nenhum momento convenceu quando se tratando de ser o último episódio de uma Companion e 2- Eu realmente não acho que uma da companions mais WTF de Doctor merecesse um final tão importante. Não é a primeira vez que eu bato na tecla de que a Storyline da Clara não faz sentido, de que de todas as companions da New Who o desenvolver dos inúmeros plots dela foram os mais difíceis de acompanhar, de que o único plot descente que o Moffat escreveu pra ela foi o da Impossible Girl e que só durou meia temporada, de que a 8º temporada foi quase que totalmente estragada por que focou em Clara Who e não no Doctor e etc. Então por que um final desses? Bom, ela é um dos bebês do Moffat e mesmo que 90% dos Whovians discordem ele dar um final feliz pra ela faz sentido.

Colocando a minha opinião pessoal sobre a companion de lado eu me peguei me perguntando se a Clara era mais ou menos importante para o Doctor do que foi a Rose, ou a Donna e a Amy e foi difícil aceitar que talvez seja sim. Eu não gostei do episódio, mas sim, foi um ótimo final para um companion. Vamos supor que eu gostasse da Clara, eu estaria feliz. Nós vimos o crescimento da personagem nessa temporada que passou de Companion, aquela que segue o Doctor, para amiga e muitas vezes líder. E no final, Steven Moffat cumpriu exatamente o que ele prometeu, no final veríamos a Clara praticamente se tornando o Doctor: Clara Oswald com sua própria Tardis *com o circuito camaleão quebrado também* imortal, viajando pelo universo, com sua própria Companion. Nós não vemos isso acontecer, estamos acontumados a chorar a perda e não a glorificar quando as coisas são certo, é uma novidade.

No final o Doctor esquecendo a Clara me pareceu a punição que a Clara merecia. Ela procurou tudo isso, como a Me fez questão de lembrar no final dos tempos, ela morreu por culpa dela mesma, e foi lindo (não ver ela morre, o final.) Peter Capaldi dentro da Tardis no final com a sua nova sonic screwdriver foi épico. E no final a mensagem mais importante deixada pela Clara foi "Be a Doctor" e é tudo que ele precisa lembrar para seguir em frente.

Considerações
- O Doctor não dá a mínima para Gallifrey? Qual o sentido de The day of the Doctor depois disso?
- A mulher que aparece no celeiro, quem é exatamente? The Woman? A mãe do Doctor, ela reconheceu ele depois de não sei quantos anos e 12 regenerações?
- "Qual a cor?" "Não sei." "Profecias, elas nunca te dizem nada de últil"
- Fiquei aliviada que não confirmaram o Doctor ser meio humano.
- TODO SOMOS O HÍBRIDO, O DOCTOR É HIBRIDO EU SOU VOCÊ É VIVA O HÍBRIDO.
- EXTERMINATE... ME
- Vários furos no plot MOFFAAAAAAT
- Claro que nós sabemos que um Time-Lord pode regenerar em uma Time-Lady. Nós ouvimos falar do Corsário e obviamente temos Missy. Mas pela primeira vez nós vemos uma regeneração em progresso, que mostra um homem regenerando em uma mulher. ISSO É MUITO IMPORTANTE. 
- River Song estamos prontos para você.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Gente,não existe motivo para comparar a Clara com Rose e outros porq ela é a companion do 12TH.Ele tem fortes sentimentos por ela,e é um Doctor muito intenso,por isso ele fez isso tudo com a Clara.Gallifrey deveria ter sido mais explorada,no final,foi ele quem a explorou kk.Eu queria um final digno para a Clara,não queria que morresse.Agora que ela tem uma TARDIS,desejo que ela voa para longe e não volte mais.

    ResponderExcluir
  2. eu concordo com tudo, também não estava esperando esse final de verdade não estava

    ResponderExcluir

O seu comentário faz diferença!