WHOLLOWEEN: Quais os monstros preferidos de quem faz o universo de Doctor Who girar?

18:25 luvdoctorwho 0 Comments


Apesar de Doctor Who ser em grande parte uma obra de ficção científica, não resta dúvida de que em seu DNA tem também uma pitadinha de terror, e já dizia Steven Moffat, "Doctor Who é bom quando faz as pessoas se esconderem atrás do sofá".

Chris Chibnall, showrunner, em entrevista recente a DWM, falou sobre como o terror sempre se encaixou na série: "O espírito do Halloween definitivamente existe em Doctor Who. Eu cresci durante a era de Robert Holmes e Philip Hinchcliffe, onde os sustos e os chás de sábado à tarde estavam na minha agenda. Amo esse aspecto da série. Ser assustadora, mas também me fazer sentir a salvo é uma das coisas que eu mais gosto.”

E claro que não poderíamos deixar o Halloween passar sem falar deles que são tão protagonistas de Doctor Who quanto o próprio Doutor, os monstros, os grandes vilões, responsáveis por te colocar atrás do sofá e por aquele arrepio no braço.

E tem jeito melhor de comemorar o Wholloween do que batendo um papo com os amigos?

Convidamos os responsáveis por fazer o universo Brasileiro de Doctor Who girar, para nos contar qual o vilão ou monstro de Doctor Who eles mais gostam e qual deles foi responsável por aquele sentimento de te colocar atrás do sofá. Acompanhe o nosso papo com os Whovians criadores de conteúdo brasileiro, abaixo. 

(BBC/ Stuart Manning)

Doctor Who Brasil

Freddy: “Bem, acho que não é surpresa pra ninguém quando eu falo que meu vilão favorito é o Valeyard, né? Porque afinal, por vezes, quem é o pior inimigo de uma pessoa senão ela mesma?

O conceito do Valeyard, apesar de simples (e usado de certa forma em várias outras franquias) é interessantíssimo. Veja, em Doctor Who nós temos o privilégio de conhecer inúmeras facetas da mesma pessoa, por vezes mais alegre, por vezes mais rabugenta, mas em essência sempre bom... até o Valeyard! Imaginem todo o pesar, a raiva e o sofrimento de inúmeras encarnações somadas num único ser. Isso é assustador demais!

Vamos jogar pro nosso dia a dia: Se nós, que somos pessoas normais, com apenas uma vida, passando pela Terra por... quanto tempo? Uns 100 anos no máximo, já conseguimos fazer coisas horríveis quando tomados pela raiva acumulada, imagine alguém que tem incontáveis anos de vida?

O fato de o Valey saber cada acontecimento de seu próprio eu até chegar onde ele está também dá uma senhora vantagem para ele. Isso sem falar que como vimos em The Trial of a Time Lord, ele tinha controle da caixa preta de Gallifrey. Até mesmo a verdade registrada era distorcida para a conveniência do vilão. E bem, quando a gente para pra pensar isso rima com o próprio Valeyard. O que ele é senão uma versão distorcida do que vemos registrado nas ações do Doutor por anos e anos da série?

Muito se fala sobre o personagem voltar na série de TV. Eu, como fã ferrenho do personagem, ficaria feliz com a volta, claro. Mas caso não aconteça (o que muito provavelmente é o cenário), não fico triste. Graças a Big Finish a gente tem mais material sobre ele, e feito com o maior esmero possível, então tá tudo ótimo! :)

Pra fechar, fica uma frase do personagem que eu acho incrível. Tirada do áudio drama Every Dark Thought, do box The Story So Far de Bernice Summerfield:

'Eu sou o futuro do Doutor! (...) Ele sempre se convence que mudou seu destino e que eu sou meramente um aviso que ele conseguiu esconder. Mas eu não posso ser evitado, só adiado! Eu sempre vou estar em seu futuro! (...) O peso de tudo que o Doutor já fez vai quebrá-lo eventualmente. As obrigações que ele atribuiu a si mesmo vão fazer com que ele definhe, e eu serei o resultado! Livre de sua culpa, livre de seu código moral!'

Se isso não é um vilão bem escrito, meus amigos, eu não sei o que é! ;)"

Thaís: "Os Daleks são meu monstro favorito de Doctor Who! Na série moderna, eles são uma grande ameaça sempre que aparecem, deixando o Doutor/Doutora com um problemão nas mãos. Seu ódio e sua mania de exterminar tudo e todos oferecem momentos eletrizantes e inesquecíveis! Desde sua primeira aparição no episódio Dalek com Christopher Eccleston até o especial Resolution com Jodie Whittaker, sua presença sempre me deixa cheia de empolgação. Nicholas Briggs, que faz a voz dos Daleks, consegue imprimir o desespero e a megalomania que são típicos dos "saleiros" do mal.

Depois, quando a gente assiste a série clássica, vemos o quanto eles são incríveis! A cada Doutor vamos descobrindo um pouco mais sobre eles, desde os primórdios com Hartnell, passando pela sua gênese com Tom Baker, até o momento em que eles aprendem a subir escadas com McCoy!

O mais legal é perceber o quanto eles também podem ser falantes e engraçados em diversos momentos. Afinal, senso de humor é fundamental para um vilão de sucesso!"

(BBC/ Stuart Manning)

Rádio Gallifrey

Vine: "Escolher um Monstro em todo o universo de Doctor Who não é fácil. Apesar de muitos não curtirem, os Cybermen tem um lugar cativo no meu coração. Em suas várias formas podem ser pouco ou muito aterrorizantes, mas ouvir aquela marchinha robótica arrepia a espinha. Você logo pensa: ‘Vem merda por aí’. É bem assustador pensar em pessoas que tiveram seus corpos roubados e destruídos para se tornarem máquinas de guerra. E quando você vê os Cybermen Mondasiano é mais aterrorizante ainda. Como será o rosto por trás daquela “meia”. Existem boas histórias de Cyberman na Clássica e na New Who. Eles têm um excelente background e já causaram muitos problemas para o Doutor e a humanidade. Existem vários monstros que eu gosto, mas eles me marcaram lá no começo com sua marcha robótica e o barulho do motorzinho quando estão fazendo o upgrade em alguém. Lembra ou não lembro o motor de um dentista? E aquele barulho é ou não é medonho?"

Baruc: "Confesso que não foi fácil decidir qual meu monstro favorito, mas estou satisfeito com minha escolha. De início não havia gostado dos Epoch, mas conforme eles são desenvolvidos lá nos boxsets “clássicos” da Bernice Summerfield na Big Finish, eu fui cada vez mais percebendo o quão inegavelmente INCRÍVEIS eles são. Eles são seres de uma tecnologia imensurável e te poderes sobre o tempo que com certeza chega muito perto dos Great Old Ones (GOO), visto que eles conseguem alterar a realidade e o tempo conforme a própria vontade.

Eles são um grupo que de acordo com eles próprios, vieram do “início do tempo, fim dos tempos e império do tempo”, são enigmáticos e talvez por isso eu tenha gostado tanto deles. Eles basicamente vão atrás de pessoas que podem ser alguma ameaça ao curso do tempo, e quem conhece um pouco da Benny sabe que ela não mede esforços em resetar universos. Tá aí o plotline perfeito.

Eles têm uma aparência semelhante à de robôs, o que quebra um pouco uma misticidade que poderia ser colocada ao redor deles e os transforma em verdadeiros monstros.

Só pra termos uma noção, eles sozinhos criaram uma realidade inteira imitando Atlantis só que no 27º século, com direito a personalidades gregas, política elaborada e outras coisas que só ouvindo pra entender melhor.
Mais tarde eles apagaram pessoas importantes pra Benny de toda a realidade.

Bom, acho que só por isso podemos dizer que os Epoch são no mínimo interessantes."

(BBC/ Stuart Manning)

Obrigado Pelos Peixes

May: "Com o total de zero surpresa, meu monstro favorito é o Anjo Lamentador - Weeping Angel.

Eu adoro os vilões clássicos de Doctor Who, mas os Weeping Angel tem características que me chamam atenção e faz com que eles não sejam um vilão óbvio.

Confesso que na primeira vez que vi como ele "funcionava", lembrei daquela fantasminha do Mario que vai atrás de você quando você não está olhando - uma ótima referência para o Halloween: fase do castelo do Mario.

Voltando ao Anjo, claro que o Anjo no nome se tornou "obsoleto" quando a gente lembra que é QUALQUER estátua, mas também torna o vilão mais interessante, pois passamos por estátuas todos os dias, em todos os lugares. Um vilão atemporal - e nem falo só do fato de te jogar em uma época diferente, o que também faz dele muito interessante - mas qualquer momento da história ele pode aparecer, qualquer contexto, pode ser passado, presente e futuro. E bom, eu gosto de histórias que te pegam de surpresa pra assustar, e isso eles fazem bem.

Depois de Doctor Who, nunca mais olhei uma estátua da mesma forma."

(BBC/ Stuart Manning)

Puxadinhoda TARDIS.

Renata: "Eu sempre tive pavor de estátuas em geral e de estátuas de cemitério em particular. Eu tinha certeza que elas se mexiam quando eu não olhava.

Então, imaginem o meu desespero a primeira vez que eu vi Blink…

Medos à parte, eu acho os Anjos os monstros mais bem elaborados de Doctor Who. O fato deles não matarem, mas sim se alimentarem do que as pessoas poderiam ter vivido, criando uma linha do tempo alternativa para suas vítimas é muito inteligente.

Uma das minhas histórias prediletas é, justamente com eles, na HQ Weeping Angels of Mons - o Décimo precisa lutar contra os Anjos durante a Primeira Guerra. Mas leia com a caixa de lenços do lado, porque você vai chorar."

(BBC/ Stuart Manning)

UniversoWho

Taynara: O meu monstro preferido e que acho mais assustador são os Weeping Angels. Acho fascinante e apavorante a ideia de que não podemos ver seus movimentos e todo o efeito psicológico que olhar fixamente para que eles não possam se mover causa nos personagens que estão lutando contra, afinal piscar o olho é uma necessidade básica do corpo humano. Isso sem contar a aparência, o fato de que se parecem com estátuas que normalmente passam despercebidas por pessoas na rua, em prédios e qualquer outro lugar aumenta ainda mais o nível de terror. Só de imaginar que algo silencioso pode estar me observando sem eu saber me arrepia inteira. E nosso querido Moffat ainda os colocou como anjos, seres que remetem a paz e até mesmo um pouco de cunho religioso para todo o horror que na verdade eles são.

E claro, não posso deixar de mencionar a crueldade de enviar as pessoas para o passado e nunca mais voltar. Honestamente não sei como Amy e Rory conseguiram. Seria um completo pesadelo viver sem internet, celular e computador de uma hora pra outra. Mas principalmente: não poder nem se despedir da família e dos amigos e viver pra sempre sem eles com certeza é um dos meus maiores medos da vida.

Todas essas coisas juntas na minha opinião são geniais e trazem um tom super assombroso que eu gosto bastante (embora não seja muito fã do gênero terror).

Agora chegou a sua vez. Qual o seu monstro preferido? Acesse @luvdoctorwho no Twitter e conta pra gente.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

O seu comentário faz diferença!