SEGURE AS LÁGRIMAS! Chris Chibnall contou como foi o último dia das filmagens de Jodie Whittaker e Mandip Gill.
Todos estavam quietos, se apressaram. Colocaram as máscaras, membros da equipe formaram duas filas, uma de frente para a outra, nos dois lados no caminho da porta para o console da TARDIS, com uma passagem no meio. As pessoas estão quietas. Ela está chegando. Se preparem.
As portas se abrem, e Jodie Whittaker aparece - todos explodem em aplausos, lágrimas e ovações. Ela é aplaudida enquanto entra no set, por todo o caminho até o console enquanto passa pela sua guarda de honra concedida pela equipe que trabalhou com ela pelas últimas três temporadas. Assim como a atmosfera em todo o set durante toda a era da 13ª Doutora, não é solene, mas sincero - As pessoas estão sorrindo, radiantes, e seus corações estão preenchidos. Mas os olhos estão começando a pinicar de emoção.
É 8h00 da manhã, no último dia de Jodie Whittaker em Doctor Who.
O dia começou com alguns close-ups, onde só precisávamos da presença da Jodie e de sua guarda de honra. Depois de terminada essa parte, Mandip Gill foi chamada. Outra guarda de honra foi formada, mais aplausos e ovações. É impossível resumir em uma quantidade pequena de palavras o quão amadas são Jodie e Mandip por essa equipe (e vice-versa). Isso é o mais próximo de espírito de equipe que eu já encontrei na minha carreira; Cheios de carinho, risadas e foco. Jodie e Mandip continuamente cuidaram para formar um set onde todos quisessem trabalhar, todos os dias, e que todos pudessem aproveitar, e onde todos fossem capaz de produzir o seu melhor trabalho. Mesmo no começo dos protocolos da COVID, nós tivemos uma equipe unida, com mensagens de atores experientes aproveitando o tempo na série, também dizendo que essa era a melhor equipe e o lugar mais feliz para se trabalhar.
A última cena da Jodie, do nosso último episódio, foi filmada no seu último dia.
Nem sempre é possível fazer isso para uma atriz, mas nossa equipe maravilhosa garantiu que fosse feito.
O dia passou voando, em um flash de sorrisos e lágrimas. Estou o tempo todo no set, escondido atrás dos monitores, enxugando meus olhos graças as cenas cheias de emoção na tela, enquanto assisto uma gênia trabalhar.
Durante o dia, eu tive a mesma conversa várias vezes: Parecia que faziam anos desde que começamos essa jornada, e ainda assim, parece que foi ontem. Nos lembramos de quando escondemos o capuz na traseira do carro para filmar a cena que revelava que ela seria a próxima Doutora. Percebemos que isso já foi a quatro anos, quatro anos desde que começamos a filmar. Uma vida inteira, em apenas um dia. O tempo está se esgotando, a cada momento mais perto do fim.
A ultima cena do dia, é a ultima cena da 13° Doutora. Quando acabou, o set de filmagem foi tomado por aplausos e emoções. Acabou. Presentes foram trocados. Jodie e Mandip mostraram uma gravação que elas fizeram escondidas, com uma mensagem de agradecimento a equipe que elas tanto amam. Foi muito engraçado.
Eu me perguntava qual seria a sensação de chegar ao final desse processo, o final das filmagens. Eu me perguntava o quão triste seria. Não foi triste, foi alegre. Cheio de emoção. Cheio de sorrisos. Tocaram musica o dia inteiro entre as filmagens. Deian, nosso brilhante operador de som, preencheu o estúdio com músicas para a Jodie, para a Mandip e para todos. Em algum momento todo mundo estava cantando "Take that's never forget" enquanto se preparavam para a próxima filmagem. Toda da equipe, não estavam tristes por que estava acabando, mas estavam com o coração partido pelo que fazíamos e pelas pessoas com quem fazíamos. Era um estúdio cheio de amor.
O dia se encerrou com uma última foto de toda a equipe da era da 13° Doutora, no cenário da TARDIS...a foto foi tirada. O dia acabou, a 13° Doutora se despede. Que comece a festa de encerramento!
O último episódio da 13ª Doutora vai ao ar durante as comemorações do centenário da BBC.
Obrigado Chris Chibnall.