O Doctor Who político e social.
Qualquer um que ache que Doctor Who nunca usou sua narrativa para falar de política ou consciência social não tem prestado atenção na série.
Comentários políticos e sociais em Doctor Who não são novidades. A série sempre ofereceu histórias que refletiam nossa cultura, sociedade e problemas sociais. Quando Doctor Who foi ao ar 55 anos atrás o foco da série era educacional e contava histórias voltadas a famílias. Tinha a intenção de ensinar ciência e história. E por isso a TARDIS viaja no espaço e tempo.Também por isso os primeiros companions humanos do Doctor eram uma professora de histórias e um professor de ciências.
Trazemos agora uma coleção de algumas histórias que tocam em temas relacionados a politica e problemas sociais que a série tem nos mostrado ao longo de suas décadas.
The Long Game: O episódio satirizava e mostrava a humanidade sendo manipulada pela mídia, especificamente a confiabilidade das histórias que são apresentadas ao público. O clímax do episódio apresenta um misterioso momento na afirmação do Editor quando ele diz: "A palavra certa na transmissão correta, repetida com frequência suficiente pode desestabilizar uma economia, inventar um inimigo e mudar um voto."
Mais tarde veríamos o próprio Doctor usando disso, para tirar Harriet Jones do poder em The Chritmas Invasion.
Turn Left: Quando Donna vira para a direita o Doctor morre, o Reino Unido se torna uma sociedade cada vez mais instável, onde ela e sua família são forçados a se mudar para uma nova cidade e seus amigos que são imigrantes são mandados para "campos de trabalho". O personagem de Bernard Cribbins então diz "está acontecendo de novo". O episódio tocava em problemas como anti-imigração e genocídio.
Vincent and the Doctor: O episódio se torna significativo em sua conclusão, quando a horrível e esmagadora realidade da depressão aparece, claro que com um vislumbre de esperança sempre oferecido pelo Doctor com a sugestão de adicionar "coisas boas" a pilha de alguém.
Nada na história foi mudado. Eles nunca sugeriram que a depressão não afetava a vida dele ou que não era real. Ou tentaram consertá-lo. Eles reconheceram o medo que ele tinha de ser esquecido e de que seu trabalho fosse esquecido. Ele chorou e deu risada. Mais do que isso esse episódio nos retratou um tipo diferente de masculinidade que estamos acostumados a ver na televisão.
The Zygon Invasion/The Zygon Inversion: Esse episódio de duas partes não é nem sutil com o seu tema politico. Kate Stewart fala sobre a "radicalização" de alguns Zygons, Osgood nos lembra que todo grupo de pessoas incluem alguns maus e alguns bons, e a segunda parte é toda sobre evitar uma guerra. O episódio toca em temas como Imigração, Terrorismo, surgimento do radicalismo e golpe politico.
Mas será que na Classic também era assim?
The Daleks: O episódio que nos apresentava os Daleks tocava em problemas como a guerra e paz e racismo. Os Daleks são especificamente considerados malvados pela sede de "pureza racial'. O criador Terry Nation mais tarde admitiu que eles foram inspirados nos Nazistas.
The Ice Warriors: se passa em um futuro onde outra era de gelo acontece pelas mudanças climáticas causada pela humanidade.
The War Games: mostra o horror da guerra onde jovens morrem enquanto homens ricos comandam de longe.
Inferno: uma Terra alternativa está sendo colocada em risco pelo Professor Stahlman que está determinado a perfurar a terra para explorar uma nova fonte, não importa quantas vezes o Doctor alerte que as consequências serão terríveis...e elas são. O Episódio toca em temas como meio ambiente e ignorar avisos científicos para ganho pessoal. Sera que isso não soa atual?
Genesis Of The Daleks: A mensagem é: genocídio é inerentemente errado, não importa quão justificado pareça.
The Face Of Evil: Corrupção na religião.
Power Of Kroll: A história é claramente uma paródia sobre colonialismo e sobre o movimento anti-colonialismo. Basicamente, colonialismo é ruim.
The Caves of Androzani: fala sobre a inutilidade da guerra, do egoismo e da ganancia, todos os personagens mesquinhos egoístas confrontam a falta de egoismo do Doctor e a determinação em salvar mesmo uma vida que seja.
BÔNUS E MAIS ATUAL QUE NUNCA - As histórias dos Silurians: Os Silurians, uma raça de "Pessoas Lagartos" que viveram na terra antes da raça humana, e hibernaram para evitar a catástrofe atmosférica. A história em volta deles, tende a focar na reação humana aos habitantes nativos da terra, querendo nada mais que compartilhá-la -ou tomá-la- e a preocupação dos Silurians com um ataque humano. Vê-se ai o contexto óbvio: O direito dos recém chegados sobre os direitos dos habitantes originais.
Entre outras que poderíamos passar o dia citando e falando sobre. Doctor Who falar sobre política e problemas sociais, não é novidade. Sempre esteve ai, desde muito cedo, para qualquer um disposto a enxergar.
Qual a sua história preferida? O seu tema favorito ficou de fora? Manda pra gente, adoraríamos ouvir.
Referências: TARDIS wiki, denofgeek
Adoro estas questões que a série traz, mas nunca vi ninguém reclamar disso? Por que este clamor? Até agora estava tudo certo para mim.
ResponderExcluirNesses anos q se passaram, a ignorância vem tomando conta de muitos, chegando ao ponto das pessoas fazerem comentários infindáveis sobre a série. No Brasil, sabemos da onda conservadora e estúpida q vem atacando a liberdade e mente de muitos brasileiros.
ExcluirVerdade, e isto cria uma gaiola intelectual, impedindo o raciocínio sadio e a formação ética de um cidadão
Excluir