Review: Rosa.

10:13 luvdoctorwho 0 Comments


Essa semana Doctor Who voltou a sua origem e nos presenteou com um episódio histórico que foi quase uma aula para aqueles que nunca ouviram falar de Rosa Parks e sua grandiosa contribuição para a história dos Direitos Civis Americano.

Como você conta uma história onde o final já é conhecido e ainda a deixa interessante para sua audiência? A resposta de Doctor Who para essa pergunta normalmente é colocar um "alienígena" perseguindo essa figura. Mas o roteiro foi muito feliz em não fazer a ameça ser no final o que leva a heroína a seu grande ato. Não tirando assim a grandeza por trás dos atos de Rosa Parks. Então tudo casou muito bem. 

O roteiro foi bem preciso em descrever os eventos do dia 1º de Dezembro de 1955. Na verdade algumas das falas como as da cena do Ônibus, cada palavra foi dita como foi descrita. E a cena no começo quando Rosa é expulsa do ônibus pelo mesmo motorista aconteceu mesmo e no mesmo ônibus. 

O episódio também é muito feliz ao tocar no tema do racismo, colocando a Doutora em uma situação onde uma "não ação" pode parecer o melhor - podemos lembrar que A
a Doutora é uma pacifista mas já reagiu a atitudes racistas antes (lembram de Thin Ice) - dessa vez a não reação serve mais como uma proteção aos companions que em vários momentos estão em situações hostis, para impedir que algo pior aconteça. Mas em todo o momento ela responde de maneira inteligente como quando o policial procura por uma casal "negro e uma mexicana" e ela responde "Eu não reconheço ninguém com essa descrição."

Enquanto o episódio se desenvolve muito bem em contar a história de Rosa, o vilão fica bem apagado, Krasko aparece só para nos trazer alguns easter eggs interessantes e nos deixar algumas perguntas. Talvez Chris Chibnall esteja mentindo e o personagem seja melhor desenvolvido nos próximos episódios. Até porque, o verdadeiro vilão desse episódio foi o racismo.

Um ponto interessante é como a Doutora trabalha com seus novos amigos e nesse episodio vemos bem a distribuição das funções, todo mundo tem um papel importante e bem desenvolvido, assim todos os atores tem bons momentos em cena, como Ryan conhecendo Martin Luther King, a conversa de Yas com Rosa Parks e a cena no final de Grahan não querendo fazer parte dos acontecimentos foi de cortar o coração. 

Assim como Vincent and the Doctor, Rosa tem a chance de entrar para a história de Doctor Who como um dos episódios históricos mais bonitos da série. 

- Stormcage: se você se lembra Stormcage é a prisão onde River Song ficou presa por matar o Doctor, então esse episódio pode ser um easter egg da esposa do Doctor. 

- Krasko também usava um Manipulador de Vortex que é mais assossiado com o Capitão Jack, então tecnicamente pode ser um easter egg do Capitão Jack. Apesar da River também usar um. 

- Banksy é a Doutora a Doutora é o Banksy?
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

O seu comentário faz diferença!