Review: Face the Raven
"...No entanto, o Corvo solitário
Não teve outro vocabulário,
Como se essa palavra escassa que ali disse
Toda sua alma resumisse.
Nenhuma outra proferiu, nenhuma,
Não chegou a mexer uma só pluma,
Até que eu murmurei: "Perdi outrora
Tantos amigos tão leais!
Perderei também este em regressando a aurora."
E o Corvo disse: "Nunca mais."
O Corvo - Allan Poe.
Face the Raven chegou cheio de expectativas. Desde a semana passada quando foi ao ar o terrível Sleep no More, fomos avisados de que esse seria o último episódio da Clara.
O episódio não foi Ruim.
Nós sabíamos que algo ruim ia acontecer com a Clara certo? Moffat deu várias entrevistas falando sobre como o final dela ia ser ruim, os reviews de quem viu o episódio antes falavam que era terrível, que era tão ou mais triste que Doomsday
Uma tatuagem em contagem-regressiva apareceu no pescoço do Rigsy do dia para a noite e ele não sabe o que aconteceu, pior ele não sabe o que vai acontecer quando a contagem alcançar o final. Bom, até o Doctor aparecer e deduzir o óbvio, ele vai morrer quando ela chegar a 0. O Doctor, Clara e Rigsy chegam então até uma espécie de beco diagonal escondido em Cardiff, para descobrir que ele foi na verdade sentenciado a morte, por ter matado alguém. Alguém que era importante para todos ali. Agora, eles tem que descobrir quem na verdade matou essa pessoa para que Rigsy não tenha que enfrentar o Corvo. Um roteiro bem escrito, bem pensado e que eu consideraria ótimo se não fosse um capítulo final de uma companion.
A morte de Clara Oswald.
Eu não sou a maior fã da Clara. Eu realmente acho que já tinha passado da hora dela sair, e eu realmente estava ansiosa por esse episódio. Não só por que era a saída de uma companion, mas por que era a saída da companion mais importante da história de Doctor Who. É importante vocês entenderem que eu considero sim ela muito importante e por isso estava esperando um final digno da companion que salvou o Doctor em todas as suas regenerações, da companion responsável por Gallifrey estar salva em algum lugar e da atual melhor amiga do Doctor. Pode ser que eu tenha esperado demais do episódio, mas o negócio é o seguinte, a primeira parte se focou quase que inteiramente em como salvar o Rigsy, com a segunda parte que deveria ter sido focada na morte dela sendo totalmente direcionada ao que está para acontecer com o Doctor no próximo episódio. Quem contratou a Ashildr? para onde ele foi? Apenas alguns minutos foram reservados para um adeus da Clara, onde só ela falou. Onde ela pediu para o Doctor não ficar sozinho aka Amélia Pond, onde ela pediu para o Doctor não procurar vingança, ou seja não fazer nada contra a Ashildr e onde ela citou Danny Pink que foi quase que removido que completamente da série como se a 8° temporada não tivesse existido (O que eu acho que foi exatamente o que o Mofat queria.) Me pareceu seco? Me pareceu que alguma coisa estava faltando. Não me comoveu de jeito nenhum. Não sei se seco, mas com pouca emoção, me pareceu que o Doctor não tentou o suficiente, me pareceu que ninguém realmente tentou nada.
O Doctor.
Desde o começo da temporada eu venho batendo na mesma tecla. O fato do Doctor estar dando a entender, por ações, por maneiras e olhares, que ele já sabia que algo iria acontecer com a Clara. Todo final de episódio, o jeito que ele olhava pra ela, como se aquilo estivesse para acabar, como se ele soubesse que algo já aconteceu ou que algo iria acontecer, realmente me chamou a atenção.
Se fomos ver esse episódio como um só, descartando tudo que aconteceu nessa temporada, a reação do Doctor foi no mínimo inesperada. Ou melhor, a falta de qualquer reação foi realmente inesperada. Quando ele percebe que a Clara ia morrer e ele pede pra Ashildr fazer alguma coisa em determinado momento ela fala que ele é o Doctor e ele diz "O Doctor não está aqui" Nesse momento eu achei de verdade que ele ia ativar o modo Doctor War e renegar o nome dele de novo, por que caramba, a Clara está para morrer e não tem como salvá-la. Mas não, ele simplesmente ficou ali parado sem fazer nada enquanto ela se despedia. Eu só consigo pensar em dois motivos: 1- Ele estava em negação, nem ele estava entendendo o que estava acontecendo, nem ele queria aceitar o que ia acontecer e congelou. 2- Ele sabia que aquilo não era real. A falta de atitude do Doctor realmente me fez considerar a possibilidade de a Clara ainda aparecer em outro episódio até a finale e ai sim termos o final dela.
Ashildr you better run!
Ashildr voltou nesse episódio seguindo a linha de manter a terra segura do Doctor. Agora ela tem uma rua para refugiados e é uma ideia legal se você parar para considerar tudo. As coisas teriam ficados boas ou tediosas se não fosse o fato de tudo aquilo com o Rigsy ter sido uma armadilha para pegar o Doctor. Não temos a confirmação de um retorno da personagem brilhantemente interpretada por Maisie Williams, mas ei, o episódio terminou com um "To be Continued" quem sabe ela não volta.
Bom, A Clara pediu para o Doctor não procurar vingança e eu não entendi muito bem. Aliás eu não consegui culpar unicamente a Ashildr pela morte da Clara, na verdade só consegui culpar a própria Clara, e a "pessoa" que está por trás da armadilha. Ainda sou presidente do Fã Clube da Ashildr e espero que a Maisie tenha muito tempo pra voltar várias vezes para participar de Doctor Who.
No final a Clara acabou morrendo por ser descuidada. Por Culpa dela mesmo. Ela mesmo percebeu isso e eu fiquei feliz com a referência ao Danny que eu não canso de dizer que foi um Herói. Se essa foi realmente a última vez que vimos a Clara podemos dizer que esse final foi inteiramente construído durante a 9° temporada e todos nós vimos isso chegando. Face the Raven não foi um episódio ruim, pelo contrário foi extremamente bem escrito e bem executado. Peter Capadi e Jenna Coleman estavam incríveis e você podia sentir a emoção verdadeira nos olhos deles. Talvez esse episódio tenha sido onde vimos o final da Clara, mas talvez não tenha sido onde terminou para ela. Estou esperando ansiosamente pela finale para quem sabe Face the Raven subir no meu conceito.
Considerações
- SEMANA QUE VEM CAPALDI SOZINHO Abaixa que vem tiro.
- O Doctor estava usando um novo casaco fancy e não ouvimos nenhuma menção durante o episódio.
Eu gostava da Clara, mas estava na hora dela partir mesmo!
ResponderExcluir