Chris Chibnall está considerando mudar o jeito que Doctor Who vem sendo roteirizado.

13:11 luvdoctorwho 0 Comments


Doctor Who deve começar a ser escrito e trabalhado no maior estilo "writers room" quando Chris Chibnall assumir a série em 2018. 

A Radio Times contou que Chibnall tem discutido algumas ideias sobre como a série deve ser roteirizada. Enquanto ele está comprometido em escrever seus próprios episódios, entende-se que ele também está examinando a possibilidade de uma "sala de escritores" para algumas partes da sua primeira temporada comandando o carro-chefe da BBC. 

A BBC vem se encontrando com o Writers' Guild of Great Britain [WGGB] - a associação para roteiristas profissionais - para debater novas formas de escrever os roteiros. Uma área que já foi discutida foi a "sala de escritores" a qual a associação disse que não tem particularmente nenhuma objeção. 

"Se é o que a BBC quer e é o que os escritores querem, está tudo bem aos nossos olhos." disse Bernie Corbett, que foi secretario geral da associação quando a BBC esteve por lá falando sobre o assunto com a organização. 

"Ninguém é contra. Muitos escritores gostariam de tentar, mas você tem que estar em dia com algumas dificuldades práticas. Nosso trabalho com o sindicato não é perturbar ou dificultar as coisas se eles acham que é uma boa ideia."

Um porta-voz da BBC disse: "Ainda é cedo e nenhum modelo de escrita foi decidido ainda. Como showrunner, Chris Chibnall irá escrever seus próprios episódios, e está atualmente explorando modos diferentes de trabalhar com os novos e com os já estabelecidos roteiristas da série."

Chibnall assume Doctor Who ano que vem e sua primeira temporada irá ao ar apenas em 2018.

Não é de hoje que vem se falando sobre a ideia de trabalhar Doctor Who com uma sala de escritores. Em 2008 Paul Cornell, que escreveu episódios como Human Nature e Family of Blood disse que sim, a série deveria seguir esse estilo que nada mais é que todos os roteiristas sentados em uma sala escrevendo todos os episódios juntos e ao mesmo tempo debatendo sobre ele, assim todos os episódios seriam feitos em colaboração.

A ideia de um showrunner veio de Russell T Davies em 2005 quando ele trouxe Doctor Who de volta e nem chegou a ser discutida a possibilidade de uma sala de escritores. 

Sob esse sistema que Russell organizou, toda a série era mapeada e então dividida entre um grupo de escritores. Formalmente nenhuma colaboração foi organizada, embora saibamos de reuniões que aconteciam para discutir algumas coisas como o tom do episódios e até para concluir alguns roteiros. Um bom exemplo é o episódio "The Doctor's Wife" do Neil Gaiman que algumas pessoas não sabem mas foi inteiramente ajudado por Steven Moffat que tem grande parte no roteiro. Esse sistema vem sendo mantido até hoje pelo Moffat. 

Não dá pra saber ainda exatamente como Doctor Who será nas mãos do Chibnall, mas pelo visto podemos esperar grandes mudanças, inclusive no jeito que a série vem sendo escrita. 
Fonte: Radio Times
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

O seu comentário faz diferença!