Escolha um lado: O Doctor amou ou não Rose Tyler?

13:08 luvdoctorwho 6 Comments



Bem vindos ao Escolha um Lado. O Escolha um lado nada mais é que a nova brincadeira do LUV. Pegamos um tema que gera confusão e debate no WhoUniverse e trazemos duas pessoas para defender os dois pontos. Quem decide o ganhador é você, votando aqui no site. 

O nosso primeiro tema é: O Doctor ama ou não Rose Tyler?

De um lado do ringue temos: Renan Sampaio, que defenderá o lado dos fãs que acham que não, o Doctor não ama a Rose. 

Do outro lado temos: Mariana Gonçalves, que defenderá o lado romântico de quem acha que o Doctor amou sim Rose Tyler.

Você poderá ler, absorver tudo e ficar de um dos lados. Vamos saber quem ganhou em 5 dias quando sair o resultado da enquete. 



Bem, fui desafiado a escrever um texto com minha opinião sobre o porquê do Doutor não amar a Rose como muitos de vocês insistem em afirmar. Primeiramente eu gostaria de deixar claro que quando eu digo que o Doutor nunca amou Rose Tyler eu quero dizer que ele nunca amou de uma forma realmente apaixonada, ele tinha sim sentimentos por ela, da mesma forma que ele tem sentimentos por todas as suas companheiras e companheiros ao longo de suas viagens pelo tempo/espaço desde que fugiu de Gallifrey com Susan. 

Entendam, o amor que o Doutor sente por seus companheiros é altamente altruísta! Um amor paterno e totalmente “Pequeno-Principiado” de quem se sente responsável por aquilo que cativa e o fato das pessoas verem algo mais entre ele e a Rose é totalmente explicável com uma palavra que todos nós acredito que conheçamos bem: Carência. Após a Guerra do Tempo, após ter perdido tudo e todos como acredita que perdeu por usar O Momento (Lembrando que é essa a memória que ficou nele em sua regeneração Guerreiro – 9th.), o Doutor se sentiu sozinho no Universo em sua 9ª regeneração e seu primeiro encontro ao chegar na Terra foi com a Rose. 

Aqui vemos a típica cena “rapaz que acabou de terminar o namoro encontra alguém que lhe dê atenção” e o Doutor leva a Rose para suas viagens e ela se mostra engenhosa e destemida, características que o Doutor preza bastante e que chamam sua atenção da mesma forma que lhe chamou atenção em Sarah Jane, na Romana, na Ace e em todas as companions engenhosas e destemidas que ele já teve, a diferença? Bem... A diferença é que ele está se sentindo sozinho, com um sentimento de culpa e uma tristeza infinita que somem com a única pessoa que está ao seu lado lhe proporcionando bons momentos. 


 O Doutor amou Rose Tyler da mesma forma que ele amou todos que já estiveram e vão estar ao seu lado, o fato dele demonstrar isso de forma diferente para Rose é só uma forma de agradecer por ela estar ali quando tudo parecia perdido para ele mas não quer dizer que ele pretendia ter algo realmente sério com ela, da mesma forma que ele apenas “casou” com River Song devido as circunstâncias, apenas para salvar o Universo. 

O Doutor não está por aí para ter relacionamentos sérios, ele sabe o risco que corre, ele sabe que em determinado momento todos ao seu redor vão envelhecer e morrer (Ou simplesmente morrer.) 

O Doutor é um aventureiro, um visionário, ele é velho e já passou por muitas perdas, muitas coisas que destruiriam a capacidade de qualquer um de amar mas nele a coisa foi um pouco mais diferente, apenas o ensinou a amar todos de uma forma igual. Não se pode haver favoritos quando o destino de todo o Universo está em suas mãos. Isso é um caminho perigoso que ele decidiu tomar, ele escolheu por conta própria essa vida e ele sabe o valor que tem de pagar, os riscos que tem que correr. O Doutor não amou exclusivamente Rose Tyler.


 "Sometimes a word not spoken, means much more than one said"

Hoje é dia de provar para você leitor o que na minha cabeça é realidade a muito tempo, o Doctor amou Rose Tyler e ele pode sim amar desse jeito.


Vou começar citando Steven Moffat e dizer que eu também acho que os fãs são capazes de entender coisas que não são ditas, que não estão mastigadas. Então nunca foi preciso um "Eu te Amo" literal pra vocês entenderem que ele amava Rose Tyler ou River Song.

Uma coisa é certa, na New Who o Doctor foi escrito para se apaixonar pela Rose. E não da pra discutir com o roteiro. Isso da aquela humanidade à ele, e o que melhor para trazer a humanidade de alguém se não o amor?


É bem comum entre os fãs da Classic dizerem que o Doctor não pode se apaixonar. Que pra ele, qualquer tipo de romance é forçado e estupido. Porém na New Who fomos apresentados a um herói mais romantizado. O amor nos torna humanos, e é isso que o Doctor procura em cada uma de suas companheiras. Mas só porque ele pode se apaixonar, não quer dizer que ele vá se apaixonar por todas elas.


"O que a Rose trás para o Doctor é uma conclusão. Eles se completam, um descobre o outro. E estão apaixonados um pelo outro. Absolutamente, sem reservas e sem vergonha. Eles são o que cada um estava procurando. Inseparáveis." RTD


Poderia citar vários momentos entre a 1° e 2° Temporadas em que o Doctor deixa claro o seu sentimento, mas acho que até os mais céticos reconhecem isso. The Satan Pit, no começo do episódio, com eles sem a Tardis pensando em um futuro, um futuro que claramente queriam ambos passar juntos. O Doctor acha que não vai voltar e diz "Diga a Rose... oh, ela sabe" ele não quis dizer só a Rose sabe, ela quis dizer a audiência também sabe.


Em Doomsday o Doctor queima um sol, para dizer Adeus. Não temos referências de ele ter feito algo tão drástico apenas para dizer Adeus a uma de suas companions.


Martha Jones foi negligenciada durante toda a temporada, porque o Doctor só conseguia pensar na perda e não em um recomeço. Com Donna não foi diferente ele ainda pensava na Rose, mesmo sabendo que não teria chances de vê-la novamente. E com as aparições constantes de Rose dentro da Tardis ficou obvio o contexto: Russell queria um final romântico para Rose.


Se vocês querem algo mais recente, temos The day of the Doctor quando o War Doctor diz "Obrigado garota bad Wolf" e o 10th Doctor claramente começa a procurar por Rose Tyler.


O Doctor e Rose Tyler, na Tardis, assim como deveria ser.


O Doctor perdeu a Rose duas vezes. Ele perdeu a River também. Ele viveu o tempo dele com a Rose sabendo que iria perdeu ela um dia e toda as vezes que ele encontrava com a River ele sabia que estava a levando para sua morte. Ele precisa estar envolvido.  Ele se diz um não romântico, porque ele sabe que um dia terá que seguir sozinho, mas isso só nos trás mais certeza de que ele pode se apaixonar.


Eu não estou dizendo que ela é o amor da vida dele, mas sim que ele a amou, e amou de verdade. Rose não tem mais volta e até eu que sou a maior fã da personagem aceito isso. Nas palavras do homem: "Tudo tem que acabar em algum momento, caso contrário, nada poderia começar."



Agora vamos dizer que você não acreditou em mim, mas deles vocês não podem duvidar:

Agora é fácil, escolha o seu lado e vote. 
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Nunca tive duvidas em relação ao amor entre o Doutor e a Rose, mas confesso que o ponto de vista realista do Renan realmente me fez reavaliar minhas próprias convicções. Foi amor ou protecionismo paternal? Vamos aos fatos: Sim, ele estava carente, sozinho e carregava a culpa e os resquícios da guerra. Depois dos acontecimentos recentes e de tudo que ele fez, viu e viveu, seria muito fácil pra ele manter uma certa indiferença e não se 'apaixonar' pela Rose. Mas eis que Rose Tyler era a bondade, a esperança e representava todas as dádivas humanas que ele admirava. A única capaz de lembra-lo que ele não era um monstro fardado ao sofrimento e ele visivelmente precisava dela (bem como foi dito em Journey’s End). Foi inevitável. De qualquer forma, tudo que a Mariana escreveu só contribuiu para reforçar minha tese: sim, o doutor amou a Rose. Ele queimou um sol para se despedir e sentiu profundamente quando a perdeu, além de deixar subentendido um 'eu te amo' em Doomsday e em The Satan Pit, coisa que não aconteceu com as demais companions (ainda que ele cuide e sinta a perda de todas.). Foi amor, na forma mais humana que um Time Lorde pode sentir. Portanto, faço das palavras da Mariana minhas palavras: Eu não estou dizendo que ela é o amor da vida dele, mas sim que ele a amou, e amou de verdade.

    Amei essa brincadeira, ótima iniciativa. Só não me perguntem porque escrevi esse texto.. #sorrynotsorry xx

    ResponderExcluir
  2. Os argumentos usados para defender a tese de que o Doutor não amou a Rose fazem dele um ser medíocre.

    "(...) Rose é totalmente explicável com uma palavra que todos nós acredito que conheçamos bem: Carência."

    "Aqui vemos a típica cena “rapaz que acabou de terminar o namoro encontra alguém que lhe dê atenção (...)"

    "(...) a diferença? Bem... A diferença é que ele está se sentindo sozinho, com um sentimento de culpa e uma tristeza infinita que somem com a única pessoa que está ao seu lado lhe proporcionando bons momentos."

    Eram mais de 900 anos de existência na época para ele se submeter a essa situação de suprir uma carência passageira com outra pessoa. Há pessoas com 20 e poucos anos que já não fazem isso com as outras. Me parece improvável pensar que o Doutor, com tanta experiência de vida, e tendo um amor altruísta como sugerido, estaria sujeito a tal sentimento e atitude. Não estamos falando de um "rapaz" que acabou de terminar um namoro e encontrou alguém para consolá-lo. Não. Há fortes indícios e declarações de que ele, sim, amou a Rose. Ainda não encontrei argumentos que me convencessem do contrário. Aguardo por esse dia, mas não foi hoje. Valeu a tentativa, contudo.

    ResponderExcluir
  3. "da mesma forma que ele apenas “casou” com River Song devido as circunstâncias, apenas para salvar o Universo."
    Amei esse parte.
    Porém discordo que ele nunca amou a Rose. Gostei dos argumento do Renan Sampaio, não é que o Doctor seja uma pessoa "sem coração", mas ele já sofreu o suficiente, para se manter um pouco afastado desse tipo de sentimento, ele não tem o poder de controlar seu sentimento, porém, assim como pessoa que já sofreram com uma mordida de um cachorro, talvez a pessoa não tenha uma fobia a cachorro, mas vá mudar o seu jeito de se relacionar com um.
    Só acho que a Rose foi diferente, com a Rose ele não flertou,ela teve um cuidado muito especial com ela, a cena do beijo (ele achava que era ela), ele agiu diferente de todas mulheres que ele beijou.
    Acho que o flertes que o Doctor faz com as mulheres é justamente para manter um relacionamento distante.

    ResponderExcluir
  4. Concerteza ele amou a rose tyler,nao co nsigo acreditar que alguem nao viu que ele era completamente apaixonado por ela

    ResponderExcluir
  5. Ele amou a Rose Marion Tyler sim!! É visível a tristeza dele mano

    ResponderExcluir
  6. Claramente Doctor amou Rose Tyler e sofreu por perder ela

    ResponderExcluir

O seu comentário faz diferença!