New Who 10 anos: A história dos Spin-offs do Doctor Who.
"Doctor Who é grande demais para apenas uma série." Russell T Davies
Nesses 10 anos de New Who uma das coisas que realmente faz falta é o nosso spin-off de cada dia. Quem é Whovian sabe a tortura que é esperar quase 8 meses para assistir às novas aventuras do Doctor pelo universo e os Spin-offs tinham essa tarefa difícil de abrandar a saudade, de ocupar por um tempo o lugar que pertence a Doctor Who no nosso cérebro e ajudar na espera.
Se você nos acompanha provavelmente já sabia, mas o que o grande público não sabe é que poderia ter acontecido um Spin-off de Doctor Who muito antes de Torchwood ou The Sarah Jane Adventure, se Verity Lamberty tivesse considerado a ideia de William Hartnell do Doctor ter um filho. Sim, Hartnell achou que um spin-off com um suposto filho do Doctor seria uma carta na manga, mas por diversos motivos Verity desconsiderou. Imaginem a mitologia da série se isso realmente tivesse acontecido.
Avançando um pouco, em 1981 uma outra tentativa de Spin-off aconteceu. O piloto de "K-9 and Company" chegou a sair do papel, o episódio foi ao ar na BBC One em dezembro de 1981 e foi assistido por 8.4 milhões de telespectadores. O chefe de drama da BBC até chegou a enviar um memorando ao chefe de series e serials dizendo que K-9 and company foi significantemente melhor que o último episódio da série que ia ao ar antes, mas apesar de todo o entusiasmo eles resolveram não encomendar mais episódios. Doctor Who só veria um spin-off 25 anos depois.
Muito antes da produção da primeira temporada da New Who começar, Russel T Davies já havia percebido o potencial dos Spin-offs, não só em termos de história, mas como um jeito de explorar mais a fundo o talento da produção da BBC Wales. "Não é bom ter apenas uma série de sucesso." Ele disse em 2008. "Essa é a base para nada, porque quando aquela série termina, tudo acaba e todos ficam sem trabalho. E quando você vê o que a equipe pode fazer e o time de design e o nível de esperteza, você percebe que é estúpido fazer apenas uma série." Davies estava focado em não criar uma série clone"como Star Trek que ele considera as franquias todas uma muito parecida com a outra. Torchwood seria o irmão mais velho de Doctor Who, direcionada a uma audiência mais adulta.
Com um misterioso e aparentemente imortal personagem principal, Capitão Jack - que já tinha sido popularizado na série principal - e o carisma que John Barrowman trouxe ao papel, fez de Jack uma escolha óbvia para liderar o time de Torchwood nas investigações de alienígenas e fenômenos paranormais em uma base secreta em Cardiff. O instituto de Torchwood foi popularizado em 2006 em Doctor Who com sua origem mostrada em Tooth and Claw. A organização clandestina se tornaria o componente principal da season finale de Doctor Who em 2006. O nome Torchwood também foi derivado de Doctor Who:Quando as fitas das temporadas de Doctor Who eram enviadas de Cardiff para Londres elas eram etiquetadas como Torchwood, um anagrama de Doctor Who para disfarçar o conteúdo. No dia 22 de outubro de 2006 ia ao ar Torchwood com boa audiência e bons reviews.
Para balancear o spin-off para adultos, Russell começou a desenvolver algo para o público infantil. School Reunion foi um modelo para The Sarah Jane Adventure. A série explorava a continuidade estabelecida em K-9 and Company que foi ratificada em Five Doctors onde o Doctor dá a Sarah uma versão do cachorro robô. "Esse foi um projeto pensando com cuidado." disse Russell. "Com Doctor Who no meio como uma série familiar, Sarah Jane para as crianças e Torchwood para os adultos. São séries muito diferentes, no entanto alimentam uma a outra de uma maneira complicada. Mesmo a audiência infantil gosta dessa complicação... é a chance de complicar a mitologia do mundo de Doctor Who, sem tornar Doctor Who muito complicado."
Davies confiou no apelo que K-9 traria. A ideia era ter K-9 como um dos personagens principais desde o começo. Trazer tanto ele quanto Sarah Jane de volta em School Reunion "nunca pareceu arriscado" disse Davies. Enquanto a personalidade de Elisabeth Sladen foi crucial para a popularização do personagem, o passado de Sarah servia como um fator importante para o desenvolvimento da série. Phil Ford que roteirizou a série explicou: "Nós sabíamos sobre o passado dela como uma jornalista investigativa, nós sabíamos que ela tinha uma carreira e nós também sabíamos sobre sua tia Lavínia (de The time warrior e k-9 e companhia.) Todas essas coisas, junto com o jeito que ela deixou o Doctor, nos ajudou a dar uma vida pra ela fora da série." Graeme Harper ficou feliz em poder dirigir a série: "Todas as garotas tiveram momentos emocionantes e fantásticos, mas existia algo especial no jeito que o personagem da Sarah Jane foi escrita. Acho que os escritores usaram o passado dela como uma jornalista investigativa e escreveram um tipo de Dr. Watson." Harper também estava feliz em poder trabalhar novamente com Elisabeth que ele conheceu pela primeira vez quando gravavam The Seeds of Doom em 1975. "Lis foi uma grande, naturalmente bela e muito muito talentosa atriz que nessa época, ganhou muita experiência." Invasion of the Bane foi transmitido no dia 1 de janeiro de 2006.
The Sarah Jane Adventure se juntava a Torchwood, Doctor Who Confidential e a revista infantil Totally Doctor Who e vários programas diferentes que compartilhavam da mesma inspiração: Doctor Who.
Torchwood ficaria no ar por quatro maravilhosas temporadas. A 5º temporadade The Sarah Jane Adventure estava em produção quando Elisabeth Slade morreu em abril de 2011.
Doctor Who não tem nenhum Spin-off no ar desde que a versão americana de Torchwood foi produzida, terminando em setembro de 2011, seguida do final de The Sarah Jane no mês seguinte. Entretanto alguns spin-off oficiais continuaram a ir ao ar online. Em 2006 cada episódio de Doctor Who foi precedido por um Tardisódio. Outros como Pond life, Night and Day, The great detective e alguns reports do Strax também foram ao ar por Doctor Who.
Não existe nenhum Spin-off novo perto de ser lançado e Doctor Who continua muito grande, muito bom, muito cheio de história para apenas uma série.
Você também pode conferir a primeira parte do especial New Who: 10 anos aqui.
muito bom :)
ResponderExcluirPara conplementar Wizards vs Aliens (aqui passou na hbo family) originalmente
ResponderExcluirdeveria fazer parte do universo do Doutor como uma sequencia para Sarah Jane
mas a morte da protagonista mudou tudo e se tornou uma série distinta.