Steven Moffat explicou o túmulo do Doctor.
Como se não tivéssemos respostas o suficiente em The time of the Doctor, Steven Moffat resolveu soltar o verbo e adicionar mais algumas confusões nos eventos que se seguiram no episódio.
Na sua Nota de produção, na Doctor Who Magazine desse mês um dos leitores fez uma pergunta cabível, se o Doctor de fato preveniu sua morte, como pode sua tumba estar lá em The Name of the Doctor?
Moffat respondeu: "Eu me questionei sobre isso. Tarde da noite, o Doctor apareceu em pessoa e me explicou:
O Doctor: Mudar o tempo é complicado. É tipo uma história de detetive: enquanto não existir um corpo, você tem um espaço para manobras - Por exemplo, se existisse um corpo, convenientemente ele teria sido queimado em um barco em Utah. É assim: Eu posso mudar o futuro contanto que o futuro já tenha se estabelecido como parte do meu próprio passado. Eu não posso voltar para salvar Amy e Rory porque eu já sei que eu não fiz. Mas o que eu sei sobre Trenzalore? Existe um monumento enorme que se parece com a minha Tardis. Existe uma fissura temporal levando a minha linha do tempo. Talvez seja minha cova. Talvez um dia seja o meu cemitério. Talvez seja outra coisa, inteiramente, e entendemos tudo errado. Não sei. Não pretendo descobrir tão cedo. O importante é, Clara ainda está dentro da minha linha temporal e acabou me ajudando por toda a minha vida. Tudo isso está estabelecido, inalterado - mas existe espaço para manobras?"Steven Moffat nunca está satisfeito.
Fonte: Doctor Who TV