Mark Gatiss em São Paulo.
Como bons Whovians que somos, não poderíamos deixar de conferir a visita de Mark Gatiss a Livraria Cultura e anotar todos os detalhes desde o comecinho do dia até o final dele para você que foi e perdeu alguma coisa e para você que não foi e está roendo as unhas para saber o que aconteceu durante a visita dele no Shopping Iguatemi em São Paulo.
Nosso dia começou cedinho, chegamos na fila as 4:43 da madrugada e já éramos as de número 12, 13 e 14, algumas pessoas dormiram lá, e outras chegaram mais cedo que a gente. Muito se falou sobre como a fila de São Paulo foi organizada e sobre como não deu nenhum tipo de problema. (No Rio de Janeiro a fila estava fora de controle e muitos furaram.) Nós conhecemos a responsável por deixar a fila tão arrumadinha. Você que foi para a fila em São Paulo, tem muito que agradecer a Anne, uma fã que viu o que aconteceu no Rio e passou um dia antes na Livraria Cultura para saber se ela poderia distribuir pré senhas aqui em São Paulo, o que deu muito certo. As pré senhas foram distribuídas no decorrer do dia e quando o relógio badalou 10:00 da manhã, os seguranças e a equipe da Livraria, levaram de pouco a pouco todos para pegarem as pulseiras que nos dariam incríveis e maravilhosos segundos na presença de Mark Gatiss.
Anne, que ficou responsável pela ordem da fila em São Paulo. |
No decorrer do dia a fila ficou gigantesca. Não sei ao certo quantas pessoas estavam na fila, mas depois do final das pré senhas ainda chegaram muito mais gente.
Fila no Shopping Iguatemi.
Com o evento aberto, e o espaço não tão grande, eu fui me informar com uma funcionária sobre isso, e ela me disse que não teríamos problemas com falta de espaço e etc. Quem estava lá, viu que não foi bem isso que aconteceu, segunda a policia militar, mais de 600 pessoas rechearam cada espaço da Livraria Cultura. Quem não sentou na arquibancada, ficou espremido em qualquer lugar, os seguranças não deixavam ficar na escada ou nas laterais do andar de cima. O resultado foi: Quem não sentou nas arquibancadas não viu ou ouviu nenhuma palavra.
O som, não estava bom. Se ouvia muito pouco das respostas dele já que todas as vezes que ele falava a multidão gritava. O telão não funcionou. Com as pessoas todas de pé, quem estava já na terceira fila não viu absolutamente nada. Com todo mundo aglomerado e a falta de ar condicionado no local, estava praticamente insuportável ficar lá dentro. Algumas pessoas passaram mal e uma mãe indignada reclamou aos berros com a equipe da Livraria no primeiro andar.
A fila que foi organizada por uma fã, foi nota 10. O evento que foi organizado pela Livraria e pela BBC deixou muito a desejar.
Mark Gatiss mandou uma mensagem aos fãs de São Paulo avisando que já estava chegando. Após os fãs batem palma e cantam o tema de Doctor Who. Veja abaixo:
Alguns nos perguntaram porque a Q&A foi tão rápida e na minha opinião, o ambiente não estava bom, não estava suportável ficar ali.
Evolução da arquibancada. |
Mark Gatiss chegando para o evento. |
Mark Gatiss chegando.
Gatiss perguntou se nós havíamos gostado do docudrama An Adventure in Space and Time, que ele escreveu para o 50th anniversary de Doctor Who. A platéia gritou e vimos um clipe. Ele falou alguma coisa depois, mas com os gritos que não pararam, não conseguimos escutar.
Logo depois vimos um clipe da 3º temporada de Sherlock. Aparecia o Benedict eos fãs gritavam. Martin e os fãs gritavam. Apareceu Mark Gatiss e eles foram a loucura. Veja no vídeo abaixo:
Mark Gatiss respondendo perguntas dos fãs. |
Deram início a Q&A com perguntas que a platéia escreveu e temos algumas respostas.
> Mark disse que o único legado que ele espera deixar e a satisfação de fazer o que gosta, e que as pessoas gostem.
> O conto do Sir Arthur Conan Doyle que ele mais gosta é: "A Liga dos Cabeça Vermelha"
> Quando perguntado sobre a Comic Con Experience, ele disse que espera que possam trazer o pessoal de Sherlock e Doctor Who.
>Sobre o novo Doctor Pete Capaldi, ele disse: "Toda vez que o Doctor muda, mudam-se as regras."
> Ainda sobre Capaldi, ele disse: "A energia de Capaldi como o Doctor, é bem diferente da do Matt, que era energético, alcançável e humano."
> Quando perguntado sobre qual o tema que ele mais gosta de escrever ele brincou: "Coisas engraçadas e terríveis."
Depois dessa parte com o problema no áudio, nós não ouvimos mais nada. Se você escutou mais alguma coisa, poste nos comentários.
Logo depois da saída dele e bem antes do publico que estava sem a pulseira deixar o salão, a produção começou a organizar a entrada para os autógrafos. A nossa equipe teve bastante sorte, fomos as primeiras, e pegamos ele ainda fresco. A equipe pediu para que dessemos a volta nas cadeiras e também pegou as nossas câmeras. Fomos avisados que as fotos seriam tiradas por eles ao mesmo tempo em que Gatiss assinava os DVDs e corríamos sérios riscos de sair de boca aberta, babando, olhando pro nada e etc. A equipe brasileira foi bem grossa, apenas uma britânica a que ficava mais próxima do Gatiss foi muito educada, ela segurou minha câmera e tirou a nossa foto. A equipe de Brasileiros, estava praticamente chutando os fãs de lá de dentro.
Mark Gatiss foi o mais gentil, educado, carinhoso que poderia ser. Pegou na mão da Fernanda, da nossa equipe que estava muito emocionada por estar perto dele, e perguntou se estava tudo bem com ela. Eu falei pra ele que estava tremendo muito, e ele me disse que não tinha motivos para ficar nervosa. Sempre falando obrigado e sendo adorável.
Equipe do Luv Doctor Who Brasil. |
Em um todo o evento serviu de aprendizado, tanto para a nossa equipe que pela primeira vez cobriu um evento como esse, como a equipe brasileira que cuidou da organização que terá muito o que melhorá para a próxima vez. Próxima vez essa que vai existir, já que Gatiss revelou o seu desejo de voltar rápido ao Brasil.
Veja todas as fotos que retiramos no evento.
Vídeos por Fernanda Izidorio.
Texto e fotos: Mariana Gonçalves.