Review: Last Christmas
Os últimos especiais de Natal de Doctor Who vem tendo a finalidade de resolver coisas que foram deixadas em aberto ao longo da temporada. Pegando como exemplo o especial do ano passado, Steven Moffat teve 60 minutos para botar um ponto final na era do Doctor de Matt Smith - e obviamente não foi o suficiente.
Esse ano, o único assunto inacabado que precisava de solução, era a falha no caráter do Doctor e Clara que acabou por se mostrar menos uma falha de caráter e mais uma bela amizade.
Clara acorda em seu quarto na noite de natal com Papai Noel e seus Elfos que acabaram por bater em uma chaminé. O convidado especial desse ano, Nick Frost deu vida a um - como ele mesmo gosta de chamar - Papai Noel da vida real. Bem menos 'contos de fada' e muito mais gangster. O seu Papai Noel foi tão importante para a história que ganhou a honra maior em Doctor Who, seu nome nos créditos (que também foi repaginado para o clima natalino). O desempenho de Nick Frost foi maravilhoso, ele usou o mistério na medida certa, para deixar que a solução e a verdade viessem apenas no final do episódio. Não foi só ele que brilhou entre os convidados especiais, na verdade todos eles, Dan Starkey (nosso eterno Strax) Michael Troughton, Nathan McMullen, Natalie Gumede e Maureen Beattie foram todos de grande importância. Um destaque todo especial para Faye Marsay que foi incrível durante todo o episódio e até o seu final melancólico veio a calhar.
Clara se dando bem com a Tardis <3 td="">3> |
O Doctor e Clara acabam em uma base polar, tripulada por 8 pessoas. 4 delas estão lutando contra um monstro desconhecido. "Se você não pensar neles, vai ficar tudo bem." Monstros telepáticos que induzem suas vítimas a um sonho enquanto se alimentam de seu cérebro - algo leve para o natal. Muito parecido com o monstro de Turn Left. - Todo o problema criado no final de Death in Heaven é resolvido no começo do episódio. O Doctor tenta distrair a Clara falando de Danny - de um jeito ofensivo - e Clara acaba por revelar que ele está na verdade morto. O Doctor também revela mais tarde que ele não encontrou Gallifrey. Isso mostra a grande amizade dos dois e o fato de que eles são muito mais parecidos do que eles mesmos imaginam. Ele não contou a verdade sobre não encontrar Gallifrey porque queria que ela ficasse e vivesse uma vida normal com Danny e ela não contou sobre a morte do Danny porque queria que ele fosse feliz em Gallifrey.
O Papai Noel chega para o resgate do Doctor, Clara e os tripulantes, mas pera ai, em plena noite de Natal, ele não deveria estar ocupado entregando presentes? Pois é, um explicação simples, não existe apenas 1 treno, existem 2, até porque seria humanamente impossível apenas 1 entregar todos os presentes não é mesmo? não é? enfim... mas mesmo assim porque o Papai Noel está ajudando eles?
"Eu salvei a Clara...Todo o resto teve sorte"
Clara é atacada pelos Dream Crabs e induzida a um estado de sonho, onde ela é reunida com Danny Pink. Uma lousa à alerta do perigo que ela está correndo. Obviamente ela ignora para poder ficar com Danny. O casal já havia tido um final em Death in Heaven mas era perceptível que Clara ainda estava sofrendo pela morte dele. Esse foi o jeito de Steven Moffat dar um seguimento a personagem que ainda estava presa em seu luto, o "seguir em frente" que a Clara precisava para continuar suas aventuras com o Doctor. O mesmo que também se induz ao estado de sonho para tentar salvar Clara.
"Você tem 5 minutos para sentir minha falta, o resto você tem que seguir com a sua vida"
Pra sair do estado que o Dream Crab te coloca você precisa acreditar que está sonhando, mas mais do que isso, você precisa perceber que você está sonhando. E esse é todo o porem do episódio que nós leva a um estado de inception, onde um sonho está dentro do outro e nada é real.
"Uma longa história não é mesmo?"
Porque nenhum dos tripulantes consegue explicar exatamente qual era a missão deles? Porque era essa base polar? Porque eles estavam lá? O que os levou ao pólo norte? Qual a função deles? É uma longa história. 4 manuais, aberto na mesma página com as primeiras palavras sempre diferentes. A dor que eles sentiam "a dor do sorvete" ainda estava lá, só que dessa vez um pouco mais forte. O Doctor percebe que aquilo novamente não passa de um sonho.
"É o pólo norte, é noite de natal, quem você vai chamar? Acreditem em Papai Noel." |
Claro que as coisas não seriam assim tão fáceis. Se eles estavam acordados e Papai Noel não era real, porque ele estava no telhado de Clara? "Quatro pacientes, quatro manuais." Sonhos se protegem, mais uma vez o Doctor percebe que eles ainda estavam sonhando e que os tripulantes na enfermaria eram na verdades os quatro. Sonhos dentro de sonhos. A dor ainda está lá e dessa vez muito mais forte. Os tripulantes da enfermaria levantam, é um pesadelo tudo pode acontecer. Eles correm para fora onde mais uma vez Papai Noel vem ao resgate. Um sonho tentando os salvar.
"Clara Oswald você nunca vai parecer diferente pra mim"
Claro que entre todos, Clara Oswald seria a que demoraria mais para acordar, e quando o Doctor chega para salva-lá, surpresa, mas uma passadinha na sessão de "maquiagem de envelhecimento" de Doctor Who, Clara está velha, 63 anos se passaram. Então é isso, Clara envelheceu, o Doctor não voltou pra ela e agora é tarde de mais...seria, se esse não fosse apenas mais um sonho.
Agora o Doctor e Clara tem uma segunda chance, todo o tempo e espaço os espera.
Destaques para:
- Samuel Anderson que mais uma vez foi maravilhoso. O contra ponto dele com o Doctor continua sendo uma das melhores coisas que Steven Moffat já fez para a 8º Temporada.
- As cenas da viajem de treno não foram a coisa mais linda que vocês já viram em Doctor Who? Acho que desde a cena de The Snowmen com a Tardis nas nuvens, essa foi a cena mais linda.
- Muito bom ver Dan Starkey fora da máscara de Strax. 3 especiais seguidos, é um record.
- Shona dançando para se salvar de um monstro de Doctor Who hahahaha.
- O paralelo entre The time of the Doctor e Last Christmas com o Doctor ajudando a Clara a abrir a Christmas Crack.
- Quando a gente achou que Papai Noel era um Senhor do Tempo.
- A citação do número 12.
- Nick Frost e sua personificação de 12th Doctor "dreamy wimmy".
- Com a confirmação de Jenna Coleman para a 9º Temporada ela se torna a companion da era moderna que mais viajou com o Doctor.
Doctor Who retorna suas gravações em janeiro e volta a ser exibido no segundo semestre de 2015.
last christmas foi muito bom #vems9
ResponderExcluirO episódio foi ótimo.....
ResponderExcluirEmbora seria melhor o final em que ela já está velha e o Doctor nunca voltou por ela, seria um ótimo final pra personagem e um contraponto de tudo o que ela fez por ele...
Afinal este é o doctor mais sombrio
Acho que o primeiro Doutor no início de sua
ResponderExcluirsérie era mais sombrio, parecia que ele não
se importava com ninguém mesmo.