Review: Face the Raven

11:34 luvdoctorwho 1 Comments



"...No entanto, o Corvo solitário
Não teve outro vocabulário,
Como se essa palavra escassa que ali disse
Toda sua alma resumisse.
Nenhuma outra proferiu, nenhuma,
Não chegou a mexer uma só pluma,
Até que eu murmurei: "Perdi outrora
Tantos amigos tão leais!
Perderei também este em regressando a aurora."
E o Corvo disse: "Nunca mais."
O Corvo - Allan Poe. 

Face the Raven chegou cheio de expectativas. Desde a semana passada quando foi ao ar o terrível Sleep no More, fomos avisados de que esse seria o último episódio da Clara. Por que esse ano a própria BBC dá Spoiler. Durante a semana foi pior ainda, mesmo que você tentasse fugir dos Spoilers eles batiam na sua porta e não deixavam você entrar pra dentro até ter ouvido tudo. Fomos alertados de todas as maneiras possíveis que esse seria um episódio para ver assim que fosse ao ar, que não seria bom esperar por que a internet não perdoa, e chegar a conclusão de que uma companion, de que a companion mais importante da história de Doctor Who iria sair, não foi difícil. Então, expectativas foram criadas e eu não me desculpo por ter criado expectativas altíssimas em uma episódio que marca o fim de um personagem, o fim de uma história que vem sendo contada a mais tempo do que fui capaz de aguentar. Partindo desse princípio e de que eu esperava um episódio em uma escala de 1 a 10= 11, segue o review.


O episódio não foi Ruim. 

Nós sabíamos que algo ruim ia acontecer com a Clara certo? Moffat deu várias entrevistas falando sobre como o final dela ia ser ruim, os reviews de quem viu o episódio antes falavam que era terrível, que era tão ou mais triste que Doomsday e não foi e foi apoiado em vários momentos pelo Capaldi falando a mesma coisa. Durante os episódios da 9° temporada, percebemos a força com que estavam tentado nos mostrar que a Clara estava sem controle nenhum, que ela estava achando que era imortal, que ela estava se sentindo tão poderosa quanto o Doctor. O que eu tirei de tudo isso, é que a morte dela seria causada pela própria. E não é que foi isso mesmo que aconteceu? 
Então, nós tínhamos a Clara que teve uma primeira temporada com o Doctor do Matt Smith que foi ok, todo o plot da Garota Impossível e etc. Depois a Clara de The day of the Doctor que foi importante. Foi bom. Ai vimos uma Clara insuportável que viajou com o 12th e se tornou uma grande pedra nos nossos sapatos. O mínimo que esperávamos era um final adequado.

Uma tatuagem em contagem-regressiva apareceu no pescoço do Rigsy do dia para a noite e ele não sabe o que aconteceu, pior ele não sabe o que vai acontecer quando a contagem alcançar o final. Bom, até o Doctor aparecer e deduzir o óbvio, ele vai morrer quando ela chegar a 0. O Doctor, Clara e Rigsy chegam então até uma espécie de beco diagonal escondido em Cardiff, para descobrir que ele foi na verdade sentenciado a morte, por ter matado alguém. Alguém que era importante para todos ali. Agora, eles tem que descobrir quem na verdade matou essa pessoa para que Rigsy não tenha que enfrentar o Corvo. Um roteiro bem escrito, bem pensado e que eu consideraria ótimo se não fosse um capítulo final de uma companion.


A morte de Clara Oswald. 

Eu não sou a maior fã da Clara. Eu realmente acho que já tinha passado da hora dela sair, e eu realmente estava ansiosa por esse episódio. Não só por que era a saída de uma companion, mas por que era a saída da companion mais importante da história de Doctor Who. É importante vocês entenderem que eu considero sim ela muito importante e por isso estava esperando um final digno da companion que salvou o Doctor em todas as suas regenerações, da companion responsável por Gallifrey estar salva em algum lugar e da atual melhor amiga do Doctor. Pode ser que eu tenha esperado demais do episódio, mas o negócio é o seguinte, a primeira parte se focou quase que inteiramente em como salvar o Rigsy, com a segunda parte que deveria ter sido focada na morte dela sendo totalmente direcionada ao que está para acontecer com o Doctor no próximo episódio. Quem contratou a Ashildr? para onde ele foi? Apenas alguns minutos foram reservados para um adeus da Clara, onde só ela falou. Onde ela pediu para o Doctor não ficar sozinho aka Amélia Pond, onde ela pediu para o Doctor não procurar vingança, ou seja não fazer nada contra a Ashildr e onde ela citou Danny Pink que foi quase que removido que completamente da série como se a 8° temporada não tivesse existido (O que eu acho que foi exatamente o que o Mofat queria.) Me pareceu seco? Me pareceu que alguma coisa estava faltando. Não me comoveu de jeito nenhum. Não sei se seco, mas com pouca emoção, me pareceu que o Doctor não tentou o suficiente, me pareceu que ninguém realmente tentou nada. Doctor:  "Salva a Clara" resposta da Ashildr "Eu não posso" Clara "Ok, vou ser valente e morrer sendo a heroína." e fim. 
A morte dela foi dramática sim, não dá pra negar. Nós não estamos acostumados a ver uma companion ser assassinada brutalmente do jeito que ela foi, mas grande ou total parte dessa emoção não se deu ao discurso dela para o Doctor antes de morreu se deu a trilha sonora, que mais uma vez foi usada brilhantemente. 


O Doctor.

Desde o começo da temporada eu venho batendo na mesma tecla. O fato do Doctor estar dando a entender, por ações, por maneiras e olhares, que ele já sabia que algo iria acontecer com a Clara. Todo final de episódio, o jeito que ele olhava pra ela, como se aquilo estivesse para acabar, como se ele soubesse que algo já aconteceu ou que algo iria acontecer, realmente me chamou a atenção.

Se fomos ver esse episódio como um só, descartando tudo que aconteceu nessa temporada, a reação do Doctor foi no mínimo inesperada. Ou melhor, a falta de qualquer reação foi realmente inesperada. Quando ele percebe que a Clara ia morrer e ele pede pra Ashildr fazer alguma coisa em determinado momento ela fala que ele é o Doctor e ele diz "O Doctor não está aqui" Nesse momento eu achei de verdade que ele ia ativar o modo Doctor War e renegar o nome dele de novo, por que caramba, a Clara está para morrer e não tem como salvá-la. Mas não, ele simplesmente ficou ali parado sem fazer nada enquanto ela se despedia. Eu só consigo pensar em dois motivos: 1- Ele estava em negação, nem ele estava entendendo o que estava acontecendo, nem ele queria aceitar o que ia acontecer e congelou. 2- Ele sabia que aquilo não era real. A falta de atitude do Doctor realmente me fez considerar a possibilidade de a Clara ainda aparecer em outro episódio até a finale e ai sim termos o final dela.


Ashildr you better run!

Ashildr voltou nesse episódio seguindo a linha de manter a terra segura do Doctor. Agora ela tem uma rua para refugiados e é uma ideia legal se você parar para considerar tudo. As coisas teriam ficados boas ou tediosas se não fosse o fato de tudo aquilo com o Rigsy ter sido uma armadilha para pegar o Doctor. Não temos a confirmação de um retorno da personagem brilhantemente interpretada por Maisie Williams, mas ei, o episódio terminou com um "To be Continued" quem sabe ela não volta. 

Bom, A Clara pediu para o Doctor não procurar vingança e eu não entendi muito bem. Aliás eu não consegui culpar unicamente a Ashildr pela morte da Clara, na verdade só consegui culpar a própria Clara, e a "pessoa" que está por trás da armadilha. Ainda sou presidente do Fã Clube da Ashildr e espero que a Maisie tenha muito tempo pra voltar várias vezes para participar de Doctor Who. 

No final a Clara acabou morrendo por ser descuidada. Por Culpa dela mesmo. Ela mesmo percebeu isso e eu fiquei feliz com a referência ao Danny que eu não canso de dizer que foi um Herói. Se essa foi realmente a última vez que vimos a Clara podemos dizer que esse final foi inteiramente construído durante a 9° temporada e todos nós vimos isso chegando. Face the Raven não foi um episódio ruim, pelo contrário foi extremamente bem escrito e bem executado. Peter Capadi e Jenna Coleman estavam incríveis e você podia sentir a emoção verdadeira nos olhos deles. Talvez esse episódio tenha sido onde vimos o final da Clara, mas talvez não tenha sido onde terminou para ela. Estou esperando ansiosamente pela finale para quem sabe Face the Raven subir no meu conceito.

Considerações
- SEMANA QUE VEM CAPALDI SOZINHO Abaixa que vem tiro.
- O Doctor estava usando um novo casaco fancy e não ouvimos nenhuma menção durante o episódio.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

O seu comentário faz diferença!