Steven Moffat falou sobre 'The Day of the Doctor'.
Falando sobre os desafios de manter em segredo o plot do Especial ele disse:
"Os Zygons são apenas os vilões que apareceram nas filmagens do lado de fora. Eu vou ser honesto, o que você sabe sobre o Especial está condicionado inteiramente pelas partes que filmamos do lado de fora. Nós só contamos o que nós tínhamos que contar, quando não tínhamos mais escolha. Se nós pudêssemos filmar do outro lado da lua e não contar nada, nós faríamos. Eu também mentirei pra você se eu sentir que isso ajudaria a manter o segredo. Observe."
Sobre Matt Smith e David Tennant trabalhando juntos e interpretando o mesmo papel ele disse:
Um dos comentários feitos por Matt e David após a mesa de leitura foi 'É muito estranho ouvir outra pessoa fazer isso, porque eu continuo pensando "Oh, é dessa forma que você deveria fazer?"
Você tem que dizer, 'Não, não, vocês poderiam por favor fazer de jeitos diferentes?'
Sobre colocar 10th e 11th cara-a-cara:
"É uma dessas coisas que você pode fazer em Doctor Who. Você pode ter um outro Doctor reaparecendo. Eu tentei imaginar como seria interagir com você mesmo mais novo ou velho, e eu cheguei a conclusão que eu com certeza odiaria. Eu mais novo seria um bobo, e mais velho seria bem mais feio. Imagina toda a esperança no momento em que eu com 30 anos entrasse e visse o de 51, e então "Sério? Isso é o melhor que irá acontecer?" Eu não escrevi a serie desse jeito. Seria depressivo."
Sobre como ele espera que o 50th garanta um 100th:
"Vocês terão todo o tipo de retrospectiva quando se trata do 50th e não será pequeno. Nós não faremos disso uma coisa pra baixo, apenas uma homenagem ao passado, um olhar para trás, seria como um daqueles shows de fim de ano. Claro que olhar pra trás nos faz sentir tristes e velhos. Então não faça isso! Será claro uma celebração a lenda Doctor Who, mas o mais importante é garantir que nós teremos um 100th.
É uma história muito importante para Doctor Who. Obviamente ele corre por ai, defende mutantes, conhece um texugo do espaço, salva civilizações, volta pra Tardis e esquece tudo. Se você o perguntar ele terá uma vaga memória sobre o texugo, e é isso
.
Minha intenção foi seguir em frente, ter uma série que será igual aos próximos 50 anos de Doctor Who. Colocar as letras 50th em todos os lugares...eu quase tentei arrancar o logotipo dizendo 'Porque isso é bom?!'. Essa série que você está assistindo é muito antiga. Porque isso é uma boa coisa de se dizer? É sobre provar que nós ainda temos muitas, muitas histórias para contar, e de um jeito, dizer que essa história começa agora. As pessoas me perguntam quando eu vou presentear a audiência que é fiel a serie e eu digo que eu na verdade estou recrutando as pessoas que nunca assistiram. É isso que importa Existem pessoas que nunca assistiram Doctor Who antes, Deus os ajude. Você quer eles pensando, 'Olhe o que eu estava perdendo, eu vou começar isso agora'.
Se você vai celebrar Doctor Who você irá celebrar o Doctor - Então, porque não contar suas histórias? Como foi pra ele? Como é ser ele, o que o define, o que define o que ele é? Qual serie o dia mais importante do Doctor, qual seria a história que teria mudado ele como uma pessoa para sempre, alterando o curso da sua vida?
Isso foi suficiente para fazer o 50th, ao invés de um grande desfile das maiores histórias. Essa é a aventura que ele realmente se lembra, e pensa: "Esse foi o dia em que tudo mudou."